terça-feira

"Experimentando Energias" - Porquê e para quê?

    
          Numa perspectiva construtivista de ensino/aprendizagem, pretende-se o desenvolvimento de  um conjunto de actividades experimentais com as diferentes fontes energéticas, relacionadas com as energias alternativas, no intuito de desenvolver capacidades cognitivas e relacionais com os alunos que protagonizam o “Educ@rtEspecial”.
            O conjunto de experiências a desenvolver pretendeu: fomentar a curiosidade e o ensino da ciência, de forma lúdica, em diferentes espaços, sala de aula e exterior; proporcionar a aquisição de conhecimentos acerca dos diferentes tipos de energia e a compreensão da sua importância para a manutenção da vida no planeta terra; criar oportunidades para os alunos adquirirem e desenvolverem as suas potencialidades, melhorando os seus conhecimentos, enriquecendo os seus modelos mentais, e incrementando habilidades na manipulação de materiais e objectos; desenvolver a capacidade de previsão e curiosidade sobre o mundo que os rodeia.
            As actividades experimentais visaram, ainda, promover a compreensão de conceitos e o desenvolvimento de capacidades relacionadas com os processos científicos como: observar, questionar, prever, manusear de materiais, experimentar, interpretar, registar, agrupar concluir e fundamentar.
            Poderemos dizer que as actividades experimentais, enquanto processo e método de descoberta, promovem excelentes condições para uma aprendizagem centrada na acção e uma reflexão sobre a própria acção, ou seja, os alunos aprendem a fazer fazendo. Digamos, também, que estas proporcionam a interdisciplinaridade e promovem o desenvolvimento intelectual dos alunos, favorecendo outras aprendizagens. Não esquecendo que a aprendizagem, em grupo, favorece a relação entre pares.  
            Mais ainda, foram mais oportunidades para, de forma integrada, desenvolver as competências gerais e específicas da Educação Especial.


Educ@rtEspecial



Sem comentários:

Enviar um comentário