terça-feira

Relatório Actividade 1º período

Educ@rtEspecial
As Artes e as Tecnologias na Educação Especial

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES - 1.ºperíodo

Da perspectiva de sonho partilhado, o projecto "Educ@rtEspecial" tornou-se uma realidade, estando já em desenvolvimento o plano de acção nesta área de intervenção, na demanda da inclusão dos jovens com Necessidades Educativas Especiais.
Neste projecto articulam-se  os Serviços de Educação Especial, os Sistemas de Informação e Comunicação (TIC)  e o Ateliê de Artes Plásticas, clamando ainda a colaboração da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) na edição de imagens (vídeo e fotografia). A ideia é perspectivar o valor das artes e da tecnologias no  processo educativo de jovens com limitações em variados domínios, enquanto ferramentas que promovem a literacia, pelo desenvolvimento da capacidade de comunicar e interpretar significados usando a linguagem dos sinais/símbolos, dos sons e das imagens, distintos em cada criança/jovem, o que permite, igualmente, o desenvolvimento de capacidades e competências funcionais e de aprendizagem ao longo da vida, na senda da autonomia conducente à verdadeira cidadania!
Ao longo do 1.º Período lectivo, todos os jovens foram envolvidos na construção de materiais tecnológicos e artísticos, sempre numa perspectiva funcional. Esta é uma área para a qual demonstram grande disponibilidade, com apetência para o uso das tecnologias ao seu dispor, com níveis de competência crescentes, revelando capacidade de retenção da informação com evidências de generalização/sistematização do conhecimento aos diversos contextos. O recurso às tecnologias como internet, correio electrónico, chat´s entre outros, potenciou níveis de leitura e escrita, de carácter funcional, mais elevados, com níveis de motivação adequados aos objectivos traçados no Plano Individualizado de cada jovem envolvido nesta construção.
Releve-se a este propósito a principal actividade desenvolvida ao longo deste período lectivo, tendo em vista a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que ocorreu a 3 de Dezembro, em que o grupo dinamizador do projecto Educ@rtEspecial, partindo do livro infantil  "Não faz mal ser Diferente", de Todd Parr, fez uma adaptação, onde cada jovem teve oportunidade de exprimir a sua própria interpretação dos significados e significações implícitas na história, com recursos tecnológicos e artísticos que permitem a estimulação da linguagem, pela exploração da fantasia e da comunicação criativa ora escrevendo imagens ora pintando com palavras, comunicando de forma simples, como só jovens com estas características sabem fazer!
A este propósito foi possível a produção do primeiro livro electrónico (ebook) previsto no Plano de Acção, também disponível em suporte papel, em que todos os jovens colaboraram em termos de produção de imagens e texto e divulgação no blogue Educ@Especial (http://apoioseduc.blogspot.com/) e site da escola (www.aevst.com). Ao mesmo tempo, e com recurso às referidas imagens procedeu-se à organização de uma colecção de calendários, réguas de medição e marcadores de livros que foram disponibilizados à comunidade escolar na feira de artesanato realizada nos dias 2 e 3 de Dezembro, em articulação com o projecto “Fazeres e Afazeres” e “Cozinha Pedagógica”, ambos igualmente da responsabilidade do grupo de Educação Especial. Nesta feira, e em resultado do projecto referido, foram ainda expostos e vendidos (a um preço simbólico) trabalhos como pratos elaborados com a técnica decoupage e craquelê, telas em mdf com aplicações diversas, caixas decorativas, tudo isto acompanhado de saborosas bolachas, é claro!
Todas as actividades descritas visaram consciencializar a comunidade escolar para a necessidade de se atingir a igualdade na diferença, para que todos os jovens, por maiores que sejam as dificuldades, tenham direito à sua integração, preparando a agremiação para se escudar os jovens da intolerância e do preconceito. Tal só foi possível com a colaboração intrínseca entre todos os profissionais envolvidos e grupo-alvo da acção que demonstrou grande envolvimento, interesse e motivação em todas as propostas apresentadas.

A equipa do projecto

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