sábado

Relatório Actividade 2º período

Educ@rtEspecial
As Artes e as Tecnologias na Educação Especial
Ano lectivo 2010/2011

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES - 2.ºperíodo

Almejando a presença das artes e das tecnologias na educação especial começámos este novo ano com uma enorme vontade de trabalhar seguindo a mesma linha de acção traçada no final do período lectivo anterior.
Assim, e como primeira acção, relevo para a actividade alusiva à comemoração do Dia dos Reis, desenvolvida a partir da leitura e visionamento da história os Três Reis Magos, em que o grupo de Educação Especial fez uma adaptação, onde cada jovem teve oportunidade de exprimir a sua própria interpretação dos significados e significações implícitas na história, com recursos tecnológicos e artísticos que permitem a estimulação da linguagem e da comunicação criativa. A este propósito foi possível a produção da Newsletter n.º1, prevista no Plano de Acção, disponível para todos os membros desta comunidade educativa, ao mesmo tempo que, e com recurso às referidas imagens, se procedeu à organização de um cartaz que teve como principal objectivo divulgar o trabalho desenvolvido por estes alunos, a fim de consciencializar a comunidade escolar para a necessidade de se atingir a igualdade na diferença, para que todos os jovens, por maiores que sejam as dificuldades, tenham direito à sua integração, preparando a agremiação para se escudar os jovens da intolerância e do preconceito.
Sequentemente, e em trabalho de articulação entre a equipa pedagógica do projecto “Educ@rtEspecial” e o grupo dinamizador do programa “Eco-Escolas”, assume-se o projecto “Comboio da Energia”[1], no sentido de promover o combate ao desperdício e a busca do uso eficiente da energia no espaço escolar, numa economia de recursos, contribuindo simultaneamente para a protecção do meio ambiente.
Até ao momento foi possível o cumprimento do plano de acção definido na apresentação do projecto, nomeadamente no que respeita à colaboração dos alunos do CEF/OISI (8.ºano), sob a responsabilidade do professor José Fernandes, na organização da “Brigada da Energia”, capaz de prestar apoio no desenho da planta da escola para orientação na contagem do n.º de interruptores e computadores existentes em todo o espaço escolar; colaborar na criação de “crachás” identificativos para todos os alunos e adultos com funções de supervisão; saída ao exterior do espaço escolar de duas brigadas identificadas para o efeito com funções de comunicação sala a sala dos objectivos inerentes à actividade e respectiva contagem; actividades de cálculo com recurso à calculadora para contagem final e obtenção do número total de sinaléticas e autocolantes a obter para a actividade que se descreve a seguir, de modo a evitar desperdícios.
Por outro lado, e com recurso ao Software “Paint” foram já elaboradas as sinaléticas de apelo à responsabilidade de todos na Eficiência Energética no espaço escolar no que respeita à iluminação, a colar em todos os interruptores existentes no espaço escolar com a colaboração de todos e amplamente divulgadas no Blogue de apoio Educ@Especial (apoioseduc.blogspot.com), actividade que contou com a extrema motivação de todo o grupo de trabalho que consideraram as actividades muito divertidas.
Neste contexto, é de ressalvar o início do Laboratório das Ciências Experimentais - circuitos eléctricos – que contou com a colaboração da animadora Sócio Cultural Otília Matos, a desenvolver actividades no âmbito do Eco-Torcatinho. Foi um momento sussurrado por todos no reconhecimento de que se fez verdadeira “magia”. Já agendado para o início do 3.ºperíodo (Maio de 2011) está a visita de estudo à barragem da Caniçada, enquanto culminar de toda a actividade desenvolvida.
Ainda durante este período lectivo este grupo foi solicitado a participar na construção de um conto interactivo - “Comboio dos 7” - uma história onde a realidade foi dando lugar ao imaginário, ao espaço do tudo pode, do faz de conta, onde palavras e sentimentos mergulharam numa fantástica Viagem de Aventuras que acontecem num Comboio, com  passageiros Especiais, crianças e jovens cheios de criatividade e cheios de vontade de participar. A imaginação não teve limites. Na construção da mesma, foi enorme a agitação numa história construída passo a passo, onde as acções e acontecimentos se multiplicam, multiplicando-se o brilho do olhar e os sorrisos permanentes. Tal motivou ainda a construção de uma história individual por parte de um dos alunos intitulado "Bué, Bué de Lonngeeeee!!", a editar no 3.ºperíodo lectivo.
Tal só foi possível com a colaboração intrínseca entre todos os profissionais envolvidos e grupo-alvo da acção que demonstrou grande envolvimento, interesse e motivação em todas as propostas apresentadas.

Equipa do projecto


[1] Subjacente ao projecto referido está a participação no concurso “O Código da Energia”[1], promovido pelo Movimento “Escola da Energia” de parceria entre a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) enquadrado no Programa Eco-Escolas, e a Galp Energia, que implica a produção de um folheto e de um autocolante alusivo à eficiência energética (candidatura até 18 de Fevereiro, com prazo de entrega do produto final até 31 de Maio).

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